Nos dias de hoje vale tudo
para ganhar audiência na internet, blogs, sites e paginas do facebook divulgam
matérias, às vezes verdadeiras, outras tendenciosas, muitas mentirosas, só para
ganhar seu precioso like.
Os veículos precisam de audiência para manter
seus anunciantes. Isso, entretanto, não significa que vale tudo para ganhar
cliques, incluindo subverter preceitos básicos da atividade, como a obrigação
com o compromisso público, por exemplo.
e o público brasileiro tem se
tornado cada vez mais crítico com o conteúdo publicado na web. O maior exemplo
deste cenário é o histórico do dia de terça-feira(29/11/2016). O Catraca Livre
tem recebido uma tempestade de críticas em suas redes sociais pela maneira como
tratou o trágico acidente aéreo na Colômbia, que matou 71 pessoas, entre elas
jogadores da Chapecoense e jornalistas esportivos. Considerada oportunista pela
audiência, a abordagem trazia manchetes como “Medo de voar? Saiba como lidar
com isso!”. “Passageiros que filmam pânico em avião”. “10 mitos e verdades
sobre viajar de avião”.
Na "cobertura", os
jornalistas utilizaram até a selfie do último dia de vida dos jogadores. Foi o
estopim para o que seria um dos dias mais movimentados ou “descurtidos” da página. (Os posts foram excluídos).
estopim para o que seria um dos dias mais movimentados ou “descurtidos” da página. (Os posts foram excluídos).
As reclamações pioraram
quando o Catraca Livre respondeu as críticas pela primeira vez, dizendo
considerar “relevante jornalisticamente mostrar todos os aspectos da tragédia”.
Depois de novas e duras
reclamações, houve uma inevitável mudança na diretriz. O veículo tentou,
finalmente, demonstrar alguma empatia com as vítimas do acidente, embora tenha
escolhido um caminho questionável: o plágio. Veja o comentário do Estadão na
postagem:
A ira do público em geral,
incluindo influenciadores e famosos, fez com que a menção ao site parasse no
trendig topics global do Twitter e o número de seguidores despencasse em níveis
impressionantes. De acordo com a ferramenta Quintly, apenas na terça a fanpage do veículo já tinha perdido mais de
400 mil seguidores.
Após inúmeros posts pedindo
efetivamente desculpas, a página fixou um texto em seu perfil no Facebook,
agora assinado pelo seu criador, Gilberto Dimenstein. Na mensagem, ele assume
toda a responsabilidade pela pauta escolhida pelo veículo no dia de hoje.
Embora tenha sofrido um grave
golpe em sua credibilidade, o Catraca Livre continua com seus milhões de
seguidores. O caminho natural é se reerguer do tombo e reajustar a sua rota. Ao
mercado de comunicação, o que parece ficar como lição é a reflexão sobre os
rumos do jornalismo atual, que precisa fazer sua escolha entre o
sensacionalismo e a relevância. O público parece estar aprendendo a fazer as
suas.
Fonte Adnews
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